19.8.09

Holga Red.


A câmera Holga, projetada por T.M. Lee, foi produzida inicialmente em 1982 na China.

O sucesso da Holga se deu graças à popularização das toy-cameras e da fotografia lo-fi no Ocidente, sendo vendidas mais de meio-milhão de unidades em 20 anos em mais de 30 países.

Sendo considerada a sucessora da câmera Diana, a Holga mantém a estética lo-fi, utilizando lentes e corpo de plástico. As lentes de plástico causam distorções nas fotos, criando um efeito de "sonho", que tem sido muito procurado por fotográfos de arte, amantes da fotografia e entusiastas em geral. Esse efeito é causado pela má qualidade das lentes e por serem em uma única peça, diferente da maioria das câmeras. Outro efeito conhecido é o Vignetting, que ocorre quando a câmera expõem sobre um frame de 6x6cm (este efeito também pode ser obtido com a Holga 135 BC que funciona com filme 35mm), deixando as bordas do frame mais escuras que sua parte central. A Holga apresenta 2 seleções de abertura de diafragma. Devido à problemas na linha de montagem nos primeiros anos de fabricação, por algum tempo este switch não apresentava nenhuma função, devendo-se calcular a abertura de f/13 de forma fixa.

Certa dificuldade pode ser encontrada por fotógrafos menos experientes ao carregar os filmes de médio formato em uma Holga, sendo que muitas vezes só é possível ter certeza do sucesso desta operação somente após a revelação das fotos. Nas Holga 120mm o botão de disparo do obturador fica ao lado da lente, e não no topo da câmera.


Coming soon!

Um comentário:

Liv disse...

presente pra mim? uma lomo?
aaaah.... vou ficar tao tao tao feliz!!!

Arquivo do blog