3.6.08

OZ.

"Fé nascida da falta de fé: à medida que a fé em si próprio vai sendo destruída, fortalece-se a fé ardente na redenção, revigora-se a necessidade urgente de ser salvo. O redentor é tão poderoso quanto se é pequeno, nulo, insignificante. Henri Bergson diz: não é verdade que a fé mova montanhas. Ao contrário, a essência da fé é a capacidade de não distinguir mais nada, nem mesmo montanhas movendo-se diante dos nossos olhos. Uma espécie de tela hermética, totalmente imune aos fatos.
Na medida em que perdeu a auto-estima, sua razão de ser, o verdadeiro significado da vida, simultaneamente eleva-se, engrandece-se, glorifica-se e santifica-se a justificação do seu credo, sua nação, sua raça, do ideal que abraçou ou do movimento ao qual jurou fidelidade. Assimilar, portanto o Eu dentro do Nós. Um homem se ocupa com as próprias questões enquanto tem interesses e enaquanto tem privacidade. Na ausência destes, pelo medo do vazio da vida, ele se volta febrilmente para os assuntos dos outros.
Apenas uma noite mágica.
Esta tarde , quando o sol começou a se pôr, fui até o bosque de Talpiot e fiquei lá parado. Ergui os olhos para as colinas para ver de onde poderia vir socorro, onde estava Sommo, onde estavam os montes. Os montes ficaram calados e não se esforçaram em me dar uma resposta às antigas perguntas...Em vez de responder, as montanhas se envolveram em escuridão. Quem sou eu para me queixar? O rabi Busquila me aconselhou a aceitar o sofrimento com amor. Lembrou-me que essas perguntas ficaram sem resposta também quando homens mais importantes e melhores do que eu as fizeram, milhares de anos atrás."

Tirinhas (mais ou menos) aleatórias retiradas de Amóz Oz in Caixa-preta.
Se realmente quisermos, encontraremos nossas respostas. Certeza. E eu quero.

Um comentário:

Mãe do Dudu e do Guigui disse...

Feliz 2008!!! Ainda é tempo!!! Eu começo meu ano todo dia e pra confessar mesmo, emendei 2007 em 2008 literalmente... não tive passagem... encarei os estudos e não me dei essa licença de achar que podia aliviar... meu ciclo será reiniciado com outro calendário. O da posse!!!! Hehehehe! Quando eu for nomeada pra o cargo que almejo, festejarei!
P.S.: Percebi aqui um "blog" em ebulição! Alguém enseja mudanças?! Que venham se tiverem que vir e fazê-la mais feliz, não é?!
Beijo no coração!

Arquivo do blog